Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos


 Um clássico encantador que aborda a infância bem detalhada.

Zezé, o menino mais meigo dos 5 irmãos é um tanto solitário, não tinha a devida atenção e talvez por isso fosse levado.
Em meio a problemas financeiros, o menino cria um mundo particular cheio de fantasias, onde ele dá vida aos animais e plantas, além de compartilhar tudo isso com seu irmão mais novo Luís, que adora visitar o "zoológico" criado por Zezé, onde galinhas dão lugar para onças, e folhas de árvore viram ingressos.

A família passa por maus bocados e decide se mudar, pois já estavam com 8 meses de aluguel atrasado, e quando chegam na nova casa é que começa a divisão das árvores disponíveis no terreno.
Os maiores escolhem as maiores e frutiferas, enquanto o que sobra para o menino é um pézinho de laranja lima no quintal, e desse pé ainda "broto" que nasce uma amizade linda entre a árvore e o menino, que começa a chamá-lo carinhosamente de Minguinho, e então Zezé descobre que apenas ele consegue falar e interagir com Minguinho pois foi o escolhido.  Ele contava tudo que tinha passado durante o dia para Minguinho, que também dava conselhos ao menino e eram seguidos a risca.


Apesar de muito criança (5 anos) Zezé já tem uma visão do que acontece no mundo adulto, e por isso decide trabalhar como engraxate na esquina, com uma caixa maior e pesando muito mais do que ele suportava, tudo isso ára ajudar o pai com as despesas e presentea-lo com duas carteiras de cigarro.

Eis que um dia através das suas travessuras o menino conhece "o portuga" que começa a considerá-lo como segundo pai, a partir daí muita coisa acontece e muitas surpresas virão se forem contadas o livro perderá a graça.

O livro é muito marcante e igualmente triste, é muito fácil se identificar com os peronagens e "entrar" na estória, do início ao fim a trama é marcada de muita emoção, mas também tem partes humoradas mas não é o que predomina.
Uma verdadeira lição de vida em forma de livro vale muito a pena ler, me arrependo de não ter lido antes, e preparem os lencinhos de papel por que é garantia que as lágrimas irão jorrar...  Interessante a atmosfera da obra contagia você e o mundo para durante uma semana após o término do livro.

BONUS SCORE: Esse livro fez tanto sucesso que virou filme e novela em mil novecentos e bolinha (1980 aproximadamente), ainda não vi nenhum dos dois, mas aí embaixo tem a abertura da novela na Bandeirantes confiram:

O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, é composto por 192 páginas, comercializado pela Editora Melhoramentos e á venda em todo país.
Reactions