Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Peter Pan - J.M. Barrie


E aí pessoal?! Finalmente o post sobre Peter Pan, uma das obras mais encantadoras da literatura infanto-juvenil sem dúvidas.
Não sei nem por onde começar. É tanta coisa que... Enfim vamos ao que interessa.

Quem não conhece Peter, o menino que vive na Terra do Nunca e não quer crescer? Mas vocês sabem o motivo disso? E o que tem na Terra do Nunca?

Peter Pan para começo de história era uma peça natalina que depois virou livro, e conta a história detalhada de um menino orfão que vive num lugar onde ninguém jamais teve conhecimento, um lugar mágico cheio de fantasia, crianças e fadas além é claro, de piratas e os Pele-Vermelha mas isso é exceção da ~~ilha~~.


Um dia o menino (que só aparece para crianças que acreditam e sonham com ele) aparece na janela dos irmãos Wendy, Jon e Michael, a sombra dele fica presa na tentativa de Nana (a cadela-babá) pegar o menino. Na segunda visita dele, Wendy decide ajudar e costura a sombra de volta e com isso eles fogem com um resto de poeira de fada voando direto para a Terra do Nunca.


Tem MUITO detalhe a historia, se eu fosse ficar lembrando iria passar o dia inteiro escrevendo, então deixo para quem quiser ler ir descobrindo aos poucos.
Todos conhecem Peter através da Disney, o clássico de 1953 que inclusive não lembrava de nada e tive que assistir para comparar, foi bem fiel ao livro de fato, porém amenizaram alguns aspectos como as lutas e Sininho tá muito "fofinha" sem falar que Peter até parece um exemplo a ser seguido no filme, enquanto no livro ele se mostra arrogante as vezes. Outra coisa é que Gancho no livro é negro e muito mais ~~malvado~~ que na animação mas fora isso nota 10 essa adaptação.


Me encantei com o enredo, me senti criança novamente e adoro clássico infanto-juvenil por esse motivo.
Achei incrível a forma de escrita do autor, que chega a conversar com você de uma forma sutil e mágica, tem muita fantasia, humor e até momentos de tensão. Enfim o livro é lindo demais com certeza mais um para os favoritos. Há boatos que Wendy queria ser vista como namorada de Peter ou algo assim, e não como mãe dos meninos perdidos, porém prefiro desconsiderar esse boato em nome do encanto que o livro nos proporciona.

 Não sou de ficar anotando quote mas tiveram uns inevitáveis.

Sobre o surgimento das fadas:
" - Veja só Wendy: quando o primeiro bebê deu sua primeira risada, seu riso se espatifou em mil pedaços, e esses pedaços saíram saltitando em todas as direções, e foi assim que surgiram as fadas."
Jeito exótico de saber as horas:
"Para conferir o horário, na ilha, você tinha de encontrar o crocodilo e ficar perto dele até que o relógio desse as horas."

Essa edição vem seguida de Peter Pan Em KENSINGTON GARDENS que é um volume de The Little White Bird dedicado ao menino, mas não é tão legal quanto a primeira, por isso prefiro nem comentar.
Peter nasceu em alguns capítulos do romance de James The Little White Bird  de 1902já em 1904 virou peça Peter Pan, or The Boy Who Would Not Grow Up, só em 1911 que Peter e Wendy foi lançado como livro.
Outra curiosidade: James Matthew Barrie era amigo A-M-I-G-O e conterrâneo de Arthur Connan Doyle e H.G. Wheels :O. Esse gênio morreu de pneumonia em 1937.


Uma notícia nada legal é que vão fazer uma adaptação "moderninha" de Peter onde ele é um assassino pedófilo que rapta crianças, e Gancho um detetive.... Simplesmente indignado, acho que JM Barrie iria se enforcar caso tivesse vivo e soubesse de uma coisa dessas.
Quem quiser ver o clássico Disney, tem no Youtube com as vozes originais da época só a imagem que não tá essas coisas mas dá para assistir. Tem uma versão de 2003, um filme mesmo mas ainda não conferi :(



Peter Pan de J.M. Barrie, é composto por 256 páginas, comercializado pela L&PM Pocket e a venda em todo país.
Reactions