Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler Premiada: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern


Oláaa! Finalmente review novo, já no finalzinho do mês, aos 45min do segundo tempo!
Esse mês como já disse em outras postagens foi cheio e não tive tempo para me dedicar tanto a leitura, tentei recuperar mas... Enfim, valeu a pena o esforço, ter parado esses 3 dias nem morri e to postando.

Ceclia Ahern. Nunca tinha lido nada assim, "completo" da autora, comecei A Vez da Minha Vida lá em setembro quando a Novo Conceito liberou 3 capítulos para uma gincana com os parceiros, me interessei mas desde então nunca tinha lido de fato uma obra dela. E só adiantando um pouco: totalmente diferente o que imaginava quanto  a escrita dela! Mas vamos ao livrinho afinal.

Tamara Goodwin é uma menina de 16 anos, rica, mimada tem tudo a seus pés, George seu pai arquiteto lhe dá tudo em questões materiais, tudo MESMO menos atenção, talvez isso contribua para o comportamento explosivo e delinquente da filha.
De repente, George comete suicidio misturando remédio com whisky Tamara é expulsa junto com sua mãe Jennifer da sua linda mansão, se afasta da vida maravilhosa que tinha, e as duas só tem uma saída: morar no meio do nada, sem conforto (comparado ao que tinham antes) com Arthur, o irmão da sua mãe e Rosaleen.

Ela conhece Marcus, o menino da biblioteca ambulante que empresta um livro com uma capa estranha, sem título ou nenhuma descrição, além de estar trancado com um cadeado. E esse livro trará muitas surpresas em sua vida.
~
Tan tan tan... Esse é mais um daqueles que se contar mais estraga. Digamos que a coisa toda comece daí, dessa mudança inesperada, altas revira voltas acontecem na vida das duas PRINCIPALMENTE na da Tamara que descobre umas coisas...

Inicialmente a protagonista me irritou profundamente, uma menina de 16 anos que bebe, fuma e transa, mais adiantada na vida do que eu com meus 20 e ainda não larguei o Twitter. No decorrer da estória acompanhamos a evolução lenta dela, novas perspectivas, a mente dela vai abrindo e ela se torna uma pessoa mais adorável, "normal" e beeem menos fútil (ou paty como quiserem chama-la). 
Sinceramente não tenho o que reclamar. Comecei empolgado, embora muita gente diga que o começo é arrastado, não concordo pelo contrário, achei útil até. 

As cenas dela com Marcus são ~~fofas~~,  quando ela entra no micro ônibus e eles "viajam" através dos livros, lendo e imaginando que estão em determinado país. O livro é repleto de metáforas, os capítulos tem título (amo isso) e na parte do diário as letras mudam ficam menores para diferenciar.

Um dos focos é a relação desgastante que Tamara tinha com o pai, o tempo inteiro ela se arrepende de ter sido tão estúpida, se arrepende, gostaria de ter feito diferente, mas tem a certeza de que se o suicidio nao tivesse ocorrido ela seria a mesma de antes. Nessas partes da relação com o pai me identifiquei em parte, afinal quem nunca teve atrito em casa por mais certinho que seja!?

Os mistérios que aparecem na trama são de fato perturbadores, tiveram horas que fiquei sem fôlego com os acontecimentos, e outras pensei que Tamara tava enloquecendo ou que teria uma explicação mais "mágica", "sobrenatural" sabe, tipo culpa de algum espírito ou algo do tipo. Não posso citar exemplos por motivos de spoiller, mas o livro que se preenche sozinho...

Nem vão pensando que "ah, YA vou ler em 1 hora, super fácil" calma jovem. A linguagem de fato é "normal" simplista, MAS o livro se torna um pouco denso pela carga emocional envolvida na trama, dá para entender? Um livro médio, com suas quase 400 páginas, de linguagem fácil porém intenso.

Me surpreendi como a autora consegue "misturar" várias características únicas de gêneros literários, não tem como definir se o livro é YA, drama, suspense, mistério ou fantasia pois ele simplesmente tem elementos de todos os gêneros citados, de um jeito mágico que prende o leitor, sério a escrita de Cecelia VICIA! 
Você não sossega até descobri do que se trata, e ao mesmo tempo uma leitura super agradável e gostosa, tanto que já no finalzinho enrolei para não acabar logo, cheguei mesmo a sonhar com os personagens e achei que estava ficando louco.

Vamos a nota:

5 merecidas estrelas, pela trama bem construida, emocionate e final surpreendente.

Espero ter conseguido transpor a essência do livro, ficou grande o texto mesmo suprimindo MUITOS fatos que só lendo para descobrir. Qualquer dúvida referente a obra, comentem que irei respondê-los.
~ ~
Mas a melhor parte, é quando vamos a baleia! Sim, SORTEIOOOOO!!! Irei testar essa de review premiado e tal, não se assustem podem comentar normalmente, e ao mesmo tempo quem quiser poderá concorrer. Lembrando que basta seguir o blog e curtir a fanpage SÓ, o resto é opcional. Em caso de dúvidas confiram aqui como preencher o Rafflecopter, boa sorte a todos :D

Kit lindo que o vencedor levará para casa


a Rafflecopter giveaway

Banner
Reactions