Destaques

10/recent/ticker-posts

Review: Eu e o Kobo Mini

Opa! Hoje uma coisa fora do normal por aqui, o primeiro review de um ~~gadget~~ nem se acostumem a este formato de post HAHAHA.
Há cerca de 1 mês atrás fui na Cultura, o objetivo era só comprar algumas coisas, mas aí né... Obrigado Mãe, por não ter resistido a promoção, vou lhe agradecer eternamente. Mas então, vou tentar dar a minha opinião sobre o Kobo Mini, não tem TANTO conteúdo assim na internet (em português) direcionado a esse modelo especificamente, então posso dizer que estou me sentido O pioneiro até parece.

IA fazer vídeo, mas além de não estar por dentro de como funciona a mecânica, a câmera me impede disso, daria para assistir mas sou muito perfeccionista e optei por escrever, sai melhor ;)

Nem sei por onde começar, mas vamos de especificações técnicas? só para variar de outros reviews


Preço: R$ 289,00  
Dimensões: 10,2 X 13,3 X 1.  
Peso: 0,134.  
Tela - 5" E Ink touch screen; Vizplex V110 display; 16 níveis de cinza.  
Armazenamento - 2GB. 
Conectividade - Micro USB e Wi Fi 802.11 b/g/n.  Bateria - Aproximadamente 1 mês com WI FI desligado (dependendo do uso pessoal, duração pode variar).   
Processador - 800 MHZ.   
Formatos de leitura - livros - EPUB, PDF e MOBI; Imagens - JPEG, GIF, PNG, e TIFF; Texto - TXT, HTML, XHTML, e RTF ; Quadrinhos - CBZ e CBR. Fontes - 11 estilos de fontes e 24 tamanhos diferentes;  
Itens Inclusos: Kobo eReader MINI + cabo USB para desktop Manual.
Disponível nas cores: Branco e preto. Compre AQUI.

 

Primeiras impressões

Um dos motivos desse post ter "demorado" foi para eu me acostumar com o aparelho, esperei fazer 1 mês e ter propriedade de alguma coisa. Mas então, vamos lá. Antes mesmo de sonhar em comprá-lo pesquisei todo conteúdo imaginável da internet, váaaarios reviews gringos no Youtube ano passado antes mesmo dele chegar aqui, comparativos Kindle X Kobo (esse canal certamente o melhor), teoricamente já tava craque no assunto. Até que foi lançado o Mini, achei interessante pelo tamanho, extremamente portátil porém fiquei encabulado pelos 2GB de armazenamento, pois na época eu tinha só de quadrinhos mais de 4GB.

Mas isso tudo caiu por terra no primeiro dia em que "experimentei" de verdade, passei o resto da noite grudado na telinha, que de fato é pequena isso não iremos questionar MAS é essencial. Começando que seus olhos se acostumam, não é TÃO pequena, além do recurso de aumentar a letra, achei super normal e mais confortável que um livro comum CHORA HATERS! Não to dizendo que ebook é melhor que o físico, mas a facilidade é beeem maior, mesmo com um livrinho pocket não tem comparação gente.

Uma dificuldade que eu tinha até semana passada era na marcação de frases, a tela é sensível e responde muito bem aos comandos, PORÉM ninguém tem dedo de criança né?! por mais magro que seja, sempre vai tocar em outro lugar mesmo sem querer, é tipo aqueles celulares de antigamente que as teclas eram coladas sabe?. A solução que descobri foi: cotonete. sim, aquele mesmo de limpar os ouvidos, é preciso, útil e baratíssimo tem opções mais robustas como uma Styllus mas meu bolso chora só de ouvir isso.

Se engana quem pensa "ai que m%#@%da só presta pra ler esse negoço" O FOCO DELE É O E-READING porém não é aquela coisa monótona de leia e pronto pelo contrário, você é estimulado com os prêmios do Reading Life, uma rede social interna e exclusiva aos usuários Kobo, tem Sudoku, "prancheta" de desenho (SketchPad) e pasmém: UM NAVEGADOR. Já vou adiantando que não vai além de você baixar um livrinho no FeedBooks e olhe lá. É sofrível a navegação, mas como dito antes: o foco aqui é leitura.



Comprar. Essa era também uma parte que me intrigava, boatos que só com cartão internacional aí o pânico se instalava. TUDO MENTIRA DE USUÁRIO DESINFORMADO. Eles aceitam Master, Visa, American Express, e outro aí que esqueci (desculpem o vacilo) nacionais, ALÉM de poder comprar usando sua conta da Cultura, com o seu cartão cadastrado mesmo não sendo um dos citados. Super tranquilo, só precisa cadastrar os dados uma vez e fica tudo guardadinho lá para as futuras transações, o livro vem na hora, não precisa abrir email ou coisa do tipo, você pode ler no e-reader, pc, celular, ou onde quiser O LIVRO É SEU. Até que o exclua, o livro fica salvo ~~na nuvem~~ eternamente lá na sua conta Kobo.
Tá que os preços ainda não estão convidativos, mas isso é assunto para outro post.


"ai odeio tela touch porque mancha de gordura mesmo com as mãos limpas" e se eu disser que isso não acontece com frequência no Kobo? Sim, já li tweets de pessoas que preferem o Kindle 4 com teclas a um Kobo Touch por conta disso. A tela é fosca, então demora MUITO a manchar, e quando acontece tu limpa até com a própria camisa de algodão e pronto. Uma dos motivos de optar por ele foram a tela touch e o reading life, e seu "peso" desculpa mas quanto mais eu puder evitar botões o farei.
  

A BATERIA. Acreditem, ainda não carreguei o aparelho esse tempo todo e ainda tenho mais ou menos  92% "cheios". Leio TODO DIA, por horas e desconheço o uso do carregador. Meu ritmo de leitura aumentou consideravelmente (junto com a biblioteca que cresce diariamente), to lendo mais pelo simples fato de mandar na diagramação, escolher a fonte, o tamanho, espaçamento, etc. também pela comodidade, são 134g isso dá o que, um pacote de Doritos?



Tive problemas sim, e foram com .mobi e PDF, duas decepções. No site diz que ele suporta mobi, mas coloquei o Diary of a Wimpy Kid secão pra ler e broxei só abriu uma tela branca, pensei que tinha quebrado; já com o PDF  foi mais embaixo. O aparelho interpreta esse tipo de arquivo como "imagem" aí lascou tudo, já pensou ter que ficar dando zoom na página pra ler?! não, obrigado :D
Em suma, dê preferência ao Epub, se não tiver jeito ai apele pro .txt  (que tirando o fato do epub ter capa, internamente é o mesmo comportamento). Madruguei convertendo meus PDF's baixados por aí, alguns tive raiva da formatação e desisti, outros nem tanto, valeu a pena o esforço.

Quanto ao armazenamento, me senti de volta a 2007 quando usávamos cabos USB para ~~carregar~~ os respectivos MP4's com música, ponto positivo pro Kindle e seu Whispersync onde os usuários enviam seus livros por email. Não temos Instapaper no Kobo, mas nada te impede de baixar do site o arquivo, outra facilidade é o dotEPUB, onde qualquer página da web é convertida e pode ser conferida no e-reader.

*Os livros sincronizam no Kobo, basta deixar o Wi-fi ligado, como no exemplo aqui



Por que Kobo?

1- É livre: Tem maior compatibilidade com Epub, o formato mais usado em E-books, por ser livre e dar menos ou nenhuma dor de cabeça posso comprar onde quiser (Google Play, Gato Sabido, etc.).

2- Reading Life: Tem coisa melhor do que se divertir enquanto lê?! ser "recompensado" no maior estilo Foursquare não tem preço.


3- Freebies: Tá que a Amazon tem mais promoções, mas levei em consideração alguns fatores na escolha do e-reader, uma delas o que a loja oferece aos clientes, os livros grátis. Achei um desrespeito os clássicos disponibilizados por lá, diagramação horrível, parecem livros escaneados, app nada prático (Windows 8 e "desktop") dentre outros motivos. Nada contra, mas prefiro a loja Kobo.

4- Tela touch: "mimimi já tem o paperwhite mimimi" Levem em consideração que caso eu aderisse seria ao Kindle 4 que tá na mesma faixa de preço do Kobo Mini. EU prefiro uma tela touch, mesmo perdendo 1" a um aparelho conceituado, porém cheio de botões. Nada prático.

5- Tamanho/Peso: E-reader geralmente é mais leve do que tablet, e até mesmo celulares, mas confrotando os modelos disponíveis no mercado, porque não ficar com o mais leve?! Por que iria ler com duas mãos quando posso usar só uma? Basicamente é isso.

Mini VS. Glo


Separei umas perguntas que chegaram aqui anonimas, quem me entregou foi Tumnus, uma caixinha com vários bilhetes direto de Nárnia, confiram abaixo.

F.A.Q

Mas a tela é tão pequena, não incomoda? 

Querido leitor, saiba que a diferença para os demais modelos (Touch e Glo) é de 1" nada além disso, e não atrapalha, cumpre com o que promete e deixa todos felizes. Sei de pessoas quem leem num iPhone, com uma tela de 3" então....

SÓ 2GB e 800MHz? É um pc da Xuxa?

Antes de comprar tenha em mente que se trata de um LEITOR DIGITAL, não um tablet. Pode parecer pouco, mas 2GB são mais que o suficiente para um mortal, e o processador também, tendo em vista que são tarefas simples (virar a página, marcar um trecho) e não exigem esse hardware todo.

Cabe no bolso?


Sim! No bolso da calça (masculina) fica desconfortável, mas numa camisa se comporta legal.

E minha biblioteca da Amazon?

Compre um Kindle querido. Infelizmente essa é a solução se você tem muitos livros por lá, pensem numa dor de cabeça que é quebrar DRM, converter .mobi/AZW PRA ePUB....

Tenho vários PDF's guardados, e aí?

Isso aconteceu comigo. Experiência própria: converta.

AMO "quotar" é possível perder meu tempo marcando cada parágrafo do ebook? 

HAHAHAHA! Sim, esse recurso é MUITO útil, nunca achei que diria isso mas: é melhor que Post-It.

É possível organizar a biblioteca?


Sim novamente. Existem as "prateleiras" onde se cria um título, e vai adicionando o que quiser lá, eternamente sem limites.
 

Gosto de ler revistas, ele roda de boa também?

Uhmm... Tá aí uma coisa que não recomendo, em nenhum modelo vendido por aqui. Primeiro por ser incômodo, revista tem muita frescura informação visual, requer um processamento e tela melhores, e principalmente: cores.

É melhor que o Kindle?

Nunca usei um Kindle, não posso falar de algo que não vi :/ 

Nunca mais vai pisar na livraria?

QUANTA HERESIA!!!! Gente, J-A-M-A-I-S  livro digital vai substituir o físico e vice-versa. Eles se complementam, simples assim.

~

UFA! Ficou gigantesco o post, tentei esclarecer as dúvidas, qualquer coisa podem perguntar!

Ah, só um desabafo antes. Esse argumento furado que muitos leitores viciados usam de "Ebook não tem cheiro" "Ebook não tem hardcover" 

EBOOK NÃO MOFA, NÃO PESA NEM OCUPA ESPAÇO NA ESTANTE. E MAIS: quem realmente lê, não dá tanta importância ao cheiro de COLA do livro. Claro que é bom, mas recusar uma tecnologia por não ter "cheirinho de livro novo" por favor né!
Recadinho dado aos bibliófos de Facebook.

Links:  
Calibre (conversor e gerenciador de Ebooks)
Kobo
Amazon
GoodReader
Reactions