Destaques

10/recent/ticker-posts

Leitura Digital: O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett


E aí galerinha?! Voltei com um clássico infanto-juvenil LINDO só para variar :D
Confesso que nunca tinha visto sequer a capa desse livro até cerca de 2 meses atrás, santo Youtube! Vi no Words Of A Reader u pouco tarde (foi upado em agosto/12) mas é porque estava procurando o que assistir, me apaixonei e finalmente pude contemplar essa obra simples, porém linda.

Mary Lennox era criada por uma Ayah na Índia, uma menina "nojentinha" em parte culpa dos pais que nunca lhe deram atenção, além disso não gostava de ninguém, era egoísta chata e tudo o mais. De repente acontece uma contaminação, todos no "povoado" em que ela vive pegam cólera, os pais e a empregada dela morrem e a menina é obrigada a morar com o tio Archibald Craven na Inglaterra.

Lá a coisa não muda tanto, ela continua sendo criada "sozinha" sem nenhuma atenção, embora tenha Martha, a criada da casa que sempre "passa um olhinho" nela, dá comida e tal, mas nada além disso. A casa do tio é enorme, a área externa é a única opção de Mary e apartir daí começa de fato a magia do livro. Ela conhece os fazendeiros, fica sabendo de um tal "jardim secreto" e o motivo pelo qual o mesmo se encontra trancado, também sem querer descobre um segredo do tio que só os mais íntimos conhecem...
Vou parando por aqui senão entrego tudo.
~

Como acontece em praticamente todos os infanto-juvenis (clássicos) que me interesso, vou com muita expectativa, e posso dizer que foi uma experiência muito boa, imaginei que iriam ter lágrimas quando vi uma capa horrenda no Google, também imaginei um sick-lit mas não chega a tanto, é um drama só que com muita aventura.

A magia puxa e empurra as coisas, tirando-as do nada.

O ponto alto aqui são as reviravoltas dos personagens, Mary sofre mudanças radicais, aprende o que de fato a vida tem a oferecer, fica amável, compreensiva, tudo que ela não era antes de chegar lá na casa do tio. Martha de certa forma "adota" Mary, lhe conta histórias toda noite e apresenta seu irmão mais novo Dickson, que é uma graça. Ele simplesmente FALA com animais, tem um zoológico por onde anda, é aí que ele conquista a confiança de Mary que lhe conta o tal segredo. 
Collin, o filho "secreto" do Sr. Craven vive escondido da sociedade, deitado numa cama por causa do que aconteceu no passado com a Sra. Craven, e tem um final ÉPICO, FOFO, PERFEITO AWESOME! 


A narrativa é "bobinha" afinal, é direcionado a crianças mas nem usem isso como desculpa para não ler. A leitura flui muito, li em cerca de 1 hora! é daqueles que você tem que reler uma vez por ano, é encantador, cheio de ensinamentos e por aí vai.

Descobri que tem adaptação cinematográfica, em filme e desenho animado, não assisti nenhum ainda shame on me mas dizem que o filme :,) não sei de nada e vou assistir sem expectativa, esperando o pior, talvez me surpreenda.
 

Como é de praxe, vamos a nota: 5 estrelas + FAV sem dúvida!

O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett é composto por 325 páginas, distribuído pela Companhia-Penguin, e a venda em todo país.
Reactions