Destaques

10/recent/ticker-posts

Leitura Digital: Charlie e o Grande Elevador de Vidro - Roald Dahl


Olá leitores! Review novo na área, mais uma vez Roald Dahl aparecendo por aqui.
Pois é, gostei MUITO do cara, as primeiras impressões podem ser conferidas aqui caso você tenha perdido. Já vou logo adiantando que, diferente da Fábrica de Chocolates esse não virou favorito :(

Desde que tive o primeiro contato com a obra de Dahl me programei para ler o quanto antes mais coisas dele, infelizmente só achei em português essa obra (além da mais famosa Fábrica) e não pensei duas vezes antes de começá-la.

Se trata de uma continuação, a parte 2 de A Fantástica Fábrica de Chocolates. Willy Wonka volta mais insano do que nunca, chegou a vez dos adultos conhecerem o lado "arrogante" dele, que na verdade não faz mais do que o correto em manter a integridade de seus convidados.

O cenário aqui muda logo nas primeiras páginas, somos levados ao espaço! Sim, e dentro do elevador de vidro mais... uhm... como posso dizer? mais LEGAL DO MUNDO!  Cheio de botões ele anda para todas as direções possíveis, ultrapassa a atmosfera e entra em órbita e a partir daí começam as ~~aventuras~~ dessa turma. Na verdade Wonka só queria entrar na Fábrica pelo teto e por questões de diversão segurança foi o mais alto que poderia, se atrapalhou e não conseguiu mais descer com a família de Charlie de volta para a Terra.


Mas o elevador não é a única coisa em órbita, os EUA tinha lançado há 2 dias o primeiro Hotel Espacial e dentro dele haviam mais de 100 tripulantes. Até aí tudo bem, não fossem os Cnidos Vermicosos começarem a atacar o hotel, com o mundo inteiro acompanhando a transmissão ao vivo! Só mesmo Wonka poderá salvar os tripulantes... E agora?


~

Tentei resumir sem spoilers, pois muita coisa acontece durante a leitura. Uma das coisas legais é a sátira com o Presidente babaca que só tem aquele cargo por não saber fazer nada além daquilo, ótima sacada Dahl. Fora isso não tem nada que seja "UAU" como no anterior, nem por isso deixa de ser extremamente divertido e único. O estilo de Dahl fica evidente nas rimas quando os Oompa-Loompas aparecem sempre de surpresa nas ocasiões mais inusitadas cantando e confrontando alguém.




Senti uma quebra na história, começou muito bem e depois o ritmo caiu, não chega a prejudicar mas fica aquela impressão de que poderia ser melhor. A primeira parte (no espaço) sem dúvidas é onde tem mais situações engraçadas, e onde o humor de Wonka se mostra bem ~~ácido~~ com a família de Charlie, mas eles mereceram. Como não poderia faltar também há invenções ao monte, umas pílulas aparecem aí fazendo mágica... (não me aprofundo por motivos de spoiler).

4 estrelas por ter sido uma leitura super agradável, divertida e rápida. Faltou um pouco para virar favorito.



Digamos que esse livro seja difícil de ser encontrado, e que mesmo assim, seja caro. Mas ainda assim você pretende ler a obra, aí eu como sou lindo deixarei abaixo o link para download, se virem.

Baixar Charlie e o Grande Elevador de Vidro


Charlie e o Grande Elevador de Vidro, por Roald Dahl é composto por 191 páginas, comercializado pela Editora Martins Fontes e a venda em todo país.
Reactions