Destaques

10/recent/ticker-posts

Games: Fez



E aí, galera, tudo bem??
Estou aqui pra falar sobre um jogo lindo e um bocado difícil chamado FEZ.
Esse jogo conta a história de Gomez, um moço/menino(??) que deve desbravar diversos mundos para achar um conserto para o universo, que está se desintegrando.
No começo do jogo ele ganha um chapéu que o faz ver o mundo em 3D. Todas as outras pessoas da sua vila acreditam que o mundo seja em 2D (e somente o vêem desse jeito), mas não é bem assim...

Abaixo o trailer do jogo:



 Esse jogo é um misto de plataforma e puzzle. Ele tem alguns mundos mais difíceis de andar, naturalmente, mas a grande dificuldade do jogo está em seus mundos cheios de portas secretas e segredos quase criptográficos. É um desses jogos que um mínimo detalhe em um lugar pode te ajudar em outro lugar totalmente diferente.

Como se pode ver no trailer, o visual é impecável e a trilha sonora é maravilhosa (composta pelo músico Disasterpeace, procurem no YouTube pelas músicas, vcs vão gostar). Houve todo um cuidado para que o jogo tivesse esse grande nível de perfeição, o que tornou sua "gestação" muito difícil.

O jogo foi primeiramente anunciado em 2007 pelo seu criador, o game designer Phil Fish. A versão final saiu em 2012 (!!!) para XBox e nesse ano chegaram os ports para Windows, Linux e Mac OS (o port para PlayStation ainda está sendo feito). Tal atraso ocorreu devido a uma imensa bola de neve que atingiu Phil em cheio: problemas familiares, pessoais e legais (a empresa recém-criada para o desenvolvimento do jogo, Polytron, encontrou alguns problemas legais. Um dos colaboradores 'pulou do barco' e entrou com medidas legais contra a Polytron). Phil também admitiu que seu perfeccionisto atrasou em muito o desenvolvimento do game (é possível ver a história do desenvolvimento de FEZ e de outros games indie em 'Indie Game: The Movie', tem na Netflix e no Pirate Bay).

Mas depois de tudo isso, Phil & cia. conseguiram resolver todos os pepinos e lançar o jogo. Apesar da comunidade gamer estar desacreditada pelo jogo pela demora, ele foi muito bem recebido e elogiado pelos sites especializados (89/100 no Metacritic). Que sorte, hein??


Se você gosta de explorar mundos (e descobrir segredos), acompanhado de um bom visual e uma boa música, então esse game é perfeito pra vc :D



Reactions