Destaques

10/recent/ticker-posts

Leitura Digital: Um Conto de Natal - Charles Dickens


Olá! De voltaaaa, um pouco 'atrasado' se tratando de um livro natalino, mas antes tarde do que nunca não é mesmo?!
Então, eu tinha "planejado" de conhecer Dickens por Oliver Twist, Hard Times ou Grandes Esperanças (só quero ler se for na edição da Abril!) mas o momento era oportuno, também queria conhecer o famosíssimo conto de natal do cara, e sim: li no natal. Já tive 'contato' com a obra dele mas tão superficial que nem considero.


Pois bem, Um conto de Natal é focado em Scrooge, um cara que só pensa em trabalhar, ranzinza trata mal os empregados, solitário não dá um sorriso e odeia com todas as forças o natal.  O sobrinho todo ano insiste em convidá-lo para "ceiar" com a família na esperança de que um dia ele aceite, mas só leva gritos do tio no escritório frio e escuro.

Véspera de natal, e para variar Scrooge está ocupadíssimo com sua papelada, o empregado trabalha em condições sobre humanas, além de ser explorado até os últimos segundos daquele dia. Cansado ele se despede do patrão, que fica irritado com as festividades e se pudesse descontaria do salário (miserável) essa "folga", mesmo sabendo de tudo ele sai e deseja um "FELIZ NATAL" a Scrooge que sai irritadíssimo em direção a sua solitária casa.

Chegando lá, ele prepara o jantar (sopa de aveia?!?!!?!), sobe as escadas na maior monotonia e de repente PLUFT! eis que aparece o primeiro espírito para atormentá-lo: seu amigo Marley querendo dar uma chance ao antigo sócio, para que ele mude a opinião sobre o natal, e explica que ainda naquela noite 3 espíritos o visitarão, caso ele não mude de ideia ou não receba os ~~amigos~~ poderá ficar igual a Marley depois de morto, perambulando por aí sem rumo eternamente.

Os espíritos dos natais Passado, Presente e Futuro, mudam a cabeça de Scrooge de um jeito mágico que ele se regenera e vira fanzoca do natal, claro que rola MUITA coisa durante essas visitas, mas se eu for conta estraga :(

~

Chegou a hora que serei apedrejado. Pois é amiguinhos, embora o livro tenha uma carga emocional bem alta e seja cheio de clichês não achei essas coisas toda que falam e minhas expectativas não eram altas. Para começar essa capa da L&PM é horrível, a diagramação tá bem cuidada tem ilustrações, a linguagem é bem voltada ao infanto juvenil o autor conversa com você MAS por vezes é cansativa, muito discritiva e dá vontade de abandonar a obra.

Inúmeras adaptações foram feitas em cima do livro, uma delas (a que ilustra o post) exibida na madrugada do dia 24 com o título em português "Os Fantasmas de Scrooge" animação 3D bem legalzinho, porém prefiro a versão 'macabra' dessa história por Tim burton, com O Estranho Mundo de Jack ♥

Outra coisa que me incomodou é o apelo cristão contido aqui. Tá certo que o natal é pra comemorar o nascimento de cristo mimimi blablablabal mas nossa, fiquei seriamente incomodado com a pregação em alguns trechos tipo: "ergui os olhos para ver a Estrela Sagrada que conduziu os Reis Magos" DICKENS PLS. Natal é puramente comercial, essas coisas não "colam" mesmo comigo, todo mundo comemora com o intuito de ganhar presente, encher a cara e o estômago, nem venham que é a verdade.

Quotes:

O que é o natal para você, senão a época de não ter dinheiro para pagar sequer suas contas?

Você pode ser a consequência de um pedaço de bife mal digerido.

Apesar disso tudo, Scrooge no início tem umas sacadas ótimas, dei muita risada pelo fato dele ser muito "ignorante" naturalmente e nem se tocar disso. Livrinho cheio de clichês, mas legal para passar o tempo, leitura gostosa e rápida, quero conferir mais coisas de Dickens com certeza, mesmo esse primeiro contato não sendo tão UAAAAAU NOSSAAAAA DICKENS POR QUE NÃO LI ANTES?

3 estrelinhas por tudo, como disse, é um livrinho interessante nada além disso.
Reactions