Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Quando Tudo Volta - John Corey Whaley


Olá! Finalmente consegui escrever algo sobre este lindo livrinho, lançamento do mês pela Novo Conceito e que me surpreendeu bastante, a começar pela capa.
Bem, adivinhem: não sei por onde começar. A capa desse livro me chamou MUITA atenção por ser "simples" na questão dos detalhes e por ser limpa, amo coisas clean, óbvio que remete a aquele livro o nome do autor é John também... Mas enfim. 


Cullen Witter é um adolescente normal de 17 anos, mora numa cidade pequena em Lilly no Arkansas e ama Gabriel, seu irmão mais novo. O sonho de todos moradores da cidade é sair dela o mais rápido possível de tão tediosa que é a convivência por lá. Logo de primeira Cullen vai para o funeral do seu primo Oslo que morreu de overdose, a tia fica arrasada e a vida segue.
Até que Gabriel some misteriosamente e o caos se instala na família. É quando a cidade se mobiliza para encontrar o menino, PORÉEEEM um pássaro desaparecido há 60 anos e raríssimo foi visto por um observador e isso se sobrepõe ao desaparecimento de Gabriel, dessa vez a cidade para em busca desse maldito pássaro.


Do outro lado temos a história de Benton Sage, um menino com família problemática onde todos são fanáticos religiosos, o pai não o aceita por um motivo X (evitando spoilers) e o menino decide estudar fora, numa universidade para cumprir sua missão pregando e procurando o sentido da vida.
Lá ele conhece o colega de quarto que inicialmente é ateu, mas de repente algo trágico acontece e a cabeça desse menino vira de ponta cabeça, ele fica mais alienado que Benton pelo sentido da vida cego mesmo, decide passar por cima de tudo e todos, até dos inocentes nessa história toda...

Só posso dizer que essas histórias se cruzam apesar de acontecerem em estados distintos. A razão deixo para vocês descobrirem.

~

O livro é lindo em todos os aspectos, gostei bastante da narrativa de John, bem despretenciosa, extremamente metafórica e porque não poética?! Mesmo com temas "densos" a obra tem uma leitura rápida, envolvente e quando acaba você fica sem acreditar naquilo direito o melhor sentimento de "mas já????". No segundo dia em que estava lendo peguei uma fila de 1h no banco e terminei por lá mesmo morrendo de vergonha pelas lágrimas mas é a vida.

Uma coisa que fiquei em dúvida foi com a última página, mas aí reli, pensei, olhei o título e: "ah, tá explicado". Gabriel passa por um momento tenso, não fica explicito se ele fugiu, foi sequestrado ou whatever-you-want o autor deu as peças e você que se vire para entender. Achei isso ótimo embora confuso na primeira vez. Outra coisa que gostei MUITO: a amizade de Cullen com Lucas, o único menino decente da escola. É lindo.

Cullen apesar da idade é bem maduro, instrospectivo e com uma imaginação fora do comum. Por vezes somos bombardeados com os sonhos do personagem envolvendo zumbis e seu irmão desaparecido, e também os devaneios dele com um psicólogo chamado Dr. Webber que o ajuda a enfrentar essa barra.
Acontecem ~~coisas~~ durante os quase 12 meses do desaparecimento de Gabriel mas sinceramente não é tão necessário citar no review, prefiro que vocês descubram.

A família diferente da maioria dos YA "coming of age" (livros que retratam problemas da adolescência) é super ligada aos meninos e participa ativamente da vida deles, os problemas aqui são de cunho pessoal mesmo, coisas da idade.

Sobre a edição 

Posso dizer que a Novo Conceito caprichou na capa, na lombada, na diagramação teve todo um cuidado para deixar o livro bem especial. Infelizmente não consigo tirar fotos de livro com flash, sempre saem ruins e por isso decidir fazer um pequeno vídeo, tá em HD então podem pausar sem problemas para ver melhor os detalhes xD




Sem dúvidas 5 estrelas + favorito ♥ bom demais!

Quando Tudo Volta, de John Corey Whaley é composto por 240 páginas, publicado pela Editora Novo Conceito e á venda em todo país.
Reactions