Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Fim da Eternidade - Isaac Asimov



Alou galera, tudo bem??

Entonces, aqui estou pra falar de um livro que dizem ter sido uma das inspirações do seriado Fringe*: O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov.


(*Fringe: meu seriado favorito. Tem a ver com universos paralelos xD)

O livro conta a história de Andrew Harlan, um "funcionário" da Eternidade - uma instituição que existe fora do tempo, e que altera eventos históricos com o intuito de reduzir o sofrimento humano com o passar dos séculos. Sua função é executar essas alterações, chamadas de Mudanças de Realidade.

Enquanto ele estuda um determinado século para ser mudado, ele conhece uma moça chamada Noÿs Lambert e se apaixona por ela. O problema é que os esquemas dessa Mudança de Realidade nesse século indicam que ela vai deixar de existir. Ele se vê impelido a escondê-la na Eternidade, não importa quais sejam as consequências, que se mostram mais graves do que ele pensa...

~

Gostei bastante do livro, não achei que ele fosse tão inpirador pra Fringe (mas dá pra ver umas poucas semelhanças). Queria ler mais coisas do Asimov, mas meu problema é que eu tenho um sério problema com livros de ficção antigos - eu me perco um bocado nas descrições das tecnologias e lugares. Se não fosse por isso eu já teria lido um bocado de clássicos de sci-fi...

Sobre o livro: gosto bastante do conceito de alterar o passado. Dá pra brincar um bocado com paradoxos, loops, o Efeito Borboleta etc. O Harlan é um cara legal, apesar de ser totalmente fleumático. Quando ele esconde a Noÿs na Eternidade, rola um pouco de suspense também, que deixa a história melhor ainda.



Se vc gosta de ficção científica com uma pitada de suspense, pode ler esse que é considerado um dos melhores livros de Isaac Asimov, à venda pela editora Aleph em todo o Brasil.

Reactions