Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Espelho do Tempo - Catherine Fisher


Fala galerinha! Voltei com post novissímo e viagens no tempo, uma coisa futusística, uma pegada meio De Volta Parao Futuro e MUITO caos.
Só adiantando que esse livrinho foi arrebatador, quase me causou uma ressaca literária mas por ter muita ação isso não aconteceu THANKS GOD! porém to meio pra baixo por conta do final :(
VAMOS AO QUE INTERESSA.


Jake Wilde é um adolescente rebelde, quase-órfão com seu Pai desaparecido, estuda numa escola que odeia e tudo o que mais quer é encontrá-lo de qualquer forma. Decide que é hora de ser expulso, apronta uma e consegue seu objetivo com muita facilidade, mas como o menino não tem um tutor próximo (seu tio Venn quem paga a escola vive em outro país) quem é obrigado a viajar com ele é o professor Wharton que já estava sonhando com as férias, mas tiveram que ser interompidas.

Chegando em Intercombe Abbey eles ficam sabendo de um espelho mágico/misterioso capaz de fazer viagens no tempo, o tal projeto secreto em que o Pai e Venn estiveram trabalhando esse tempo todo isolados da sociedade, mas ÓBVIO que o objeto é cobiçado por muita gente: Uma menina misteriosa (Sarah), o homem da cicatriz (Maskelyne), uma turista misteriosa (Rebbecah), um lobo falante encantado (Jano) e a chefe das criaturas do bosque (Sol) todos eles de alguma forma irão tentar pegar o espelho cada um com seu objetivo, fica a dúvida se Jake irá conseguir fazê-lo funcionar, e o principal::: Encontrar o Pai em alguma dimensão do espaço-tempo!

~

A obra no início é bem mais ou menos, o primeiro capítulo não tem muito a ver com nada só fala de Jake indo para Wintercombe Abbey e ZZzZzzZzZz mas depois disso... MEU DEUS! A autora tem uma escrita impecável e apesar de ser fantasia não é detalhista, não perde tempo descrevendo coisas superfluas na narrativa oi Tolkien isso foi um aspecto muito positivo, além de muito imaginativa pois aparecem coisas que você fica "OI?!" e o pior: não são absurdas, fazem sentido no contexo e enriquecem ainda mais a narrativa.

Uma característica legal da autora é a alternância de "núcleos" aparentemente só há dois no início, mas depois se dividem em 3 ás vezes até 4 e ela faz com que cada fragmento, a "vez" de cada grupo quando chegue no final fique aquele gostinho de "o que aconteceu com a personagem?" em seguida volta para outra parte da história. Vou lhes dizer: isso prende MUITO e ao mesmo tempo dá muita agonia deixando com uma expectativa fora do normal, o bom é que diferente de outros autores cheio de gracinha eu hoje né ela "soluciona" o mistério temporário não espera lançar 50 mil livros pra continuar.

Diagramação
Outra coisa legal é que se tratando de uma série, mesmo um pouco ansioso para saber a continuação as coisas se fecham, tudo que fica no ar realmente depende do próximo volume, mas as histórias dos personagens que foram abordadas são devida e detalhadamente exploradas.
Esse livro me pegou por abordar vários temas de forma única, tem ficção científica no maior estilo Doctor Who, referências a Phillip Dick (Blade Runner), De Volta para o Futuro... a parte de fantasia ela não pegou pesado criando mundos nem milhões de raças foi uma coisa bem simplória que não se sobrepôs a narrativa, tem a parte emocional da coisa o "romance", muita tensão, ambientes distópicos (se eu falar que tem distopia a polícia dos gêneros vem me corrigir) enfim muitos elementos combinados de maneira única que me agradaram bastante.

A edição: Bem... Quanto a isso tenho umas ressalvas. O tamanho da fonte me incomodou bastante desde o primeiro contato, mas a história é tão boa, empolga tanto que "esqueci" disso por um tempo e fui me curtir na leitura. As folhas são finas e podem ser amassadas facilmente PORÉM amareladas, mas um tanto quanto "frágeis" se é que pode-se falar assim.
A diagramação tá boa, cada início de capítulo tem um quote que explica parte da história, seja do passado ou presente, e nas divisões há sempre uma frase e engrenagens. Tá lindo.


Impossível dar menos que 5 estrelas para essa obra prima! Sério, quem gosta de aventura PRECISA ler isso aqui urgente.

O Espelho do Tempo de Catherine Fisher, é composto por 304 páginas, comercializado pela Editora Intrínseca e a venda em todo país.
Reactions