Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Uma Princesa de Marte - Edgar Rice Burroughs


De voltaaaaa! Hoje tem as aventuras de John Carter em Marte!
Eis que FI-NAL-MEN-TE conclui a leitura dessa obra de grande significância para o gênero de ficção científica fantasiosa, começou muito bem mas o final foi cada vez ficando mais difícil... Conto mais detalhes abaixo.

John Carter é um ex-combatente da Guerra Civil, vive na Virgínia e vai para uma expedição em busca de ouro, eis que de repente entra numa caverna e no ato seguinte se encontra em Marte! (aqui chamado de Barsoom pelos marcianos).
Ele chega numa terra totalmente desconhecida, sem entender nada do dialeto e passa por maus bocados com os marcianos verdes extremamente hostis, os Tharks onde tudo é motivo de briga, simplesmente não há consenso de nada no planeta. Para se ter uma ideia as crianças nascem em ovos sem a assistência da Mãe e o sexo é algo totalmente restrito é só para aquilo e fim. Em meio a tanta hostilidade Carter conhece (e se apaixona) por Dejah Thoris uma "marciana" diferente, de outra zona do planeta que se assemelha muito aos humanos, tem sentimentos e esta detida em Thark.

A missão (principal) do nosso herói americano é salvar Dejah Thoris levando-a de volta para Helium, mas claro que aparecem outros contra-tempos e cabe a vocês descobrirem se ele vai conseguir resolvê-los HAHAHA.

~

Não lembro ao certo o que me fez ter vontade de conferir o título, sei que comecei como uma leitura paralela (como sempre faço) e se tornou a principal por vários fatores que me cativaram desde o início. A escrita de Burroughs é incrível por sem simplista e mesmo se tratando de um narrador em 1° pessoa, ainda assim 'conversar' com o leitor, é como se John tivesse nos contando como foi seu intercâmbio em Marte; PORÉM essa mágica digamos que se quebra perto do fim faltando uns 4 longos capítulos começa a explorar mais o lado fantástico com nomes esquisitos, sub raças e muita falação, por isso dei uma parada e voltei depois mas quem gosta não vai achar isso um problema.


Para um primeiro livro (de 11!) a história se concluiu e agora não sei se continuo a série justamete por esse probleminha do final, ou deixo pra lá, apesar de que se decidir continuar terei de comprar o segundo livro que não tem em ebook. Ficou claro pra mim como John Carter foi parar em Marte, pois ele volta para onde estava no início da trama "10 anos depois" mas assim como em Nárnia 10 anos em Marte podem corresponder a dias na Terra... Vou parar por conta de spoilers mas quem leu sabe ao que me refiro.

O livro rendeu um filmeque ainda não tive coragem de assistir pelos fãs terem odiado (vide Como Treinar o Seu Dragão decepção define) e um livro baseado no roteiro do filme DAFOQ?! pela Fantasy um selo da Leya de fantasia e sci-fi.

3 estrelas pela narratva incrível, achei que seria favorito mas teve esse breve deslize que me esfriou em relação a narrativa, ficou chato mas consegui terminar e não me arrependo.

Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs, é composto por 272 páginas, publicado pela Editora Aleph e a venda em todo país.
Reactions