Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: 172 Horas na Lua - Johan Harstad


Faaaala galerinha! Tudo bem com vocês? O livro de hoje é um pouco perturbador, se encaixa bem no ~~mês do horror~~ envolvendo astronautas e ótras cositas más, apertem os cintos e boa decolagem!
Esperei por um tempo o lançamento dessa belezinha até que enfim pude conferir de perto e::: meu deus!

O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.

Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
Prepara-se para a contagem regressiva.

~

Pois então amiguinhos... Já começo dizendo que esperava muito mais do livro não por conta do marketing, mas pela sinopse mesmo. O autor enrola um pouco detalhando a vida de cada adolescente OKAAAY é super válida uma introdução mas não precisava ser desse jeito por motivos de _______ (se contar perde a graça) enfim, não precisava dar uma de Tolkien pra encher o livro e tentar tirar a atenção, isso é recorrente em toda a obra não só em relação aos protagonistas. A viagem a lua demora mais que o esperado, o ritmo do livro é um pouco lento e só vem pegar embalo mesmo lá no final; esperei que fosse mais tenso uma mistura de The 100 com Lost ou algo do tipo mas não foi bem isso que aconteceu.

O livro tem uma narrativa bem leve diferente do que é apresentado na sinopse, uns misterios aqui e ali, o que salvou foi o tom de conspiração envolvendo a NASA pois o autor mescla fatos históricos com ficção e nessas partes dá certo "medo" mas nada gritante. Os personagens são bem construídos, por incrível que pareça não cai (tanto) no clichê adolescente. O final surpreendeu ao mesmo tempo que mudou o rumo da historia, senti isso mas gostei apesar de tudo, conseguiu me deixar de boca aberta pensando por um tempo.

3 estrelas pelas conspirações, acabamento e ilustrações/fotos na parte interna, final surpreendente e a pequena agonia que passei no final. Aquela história: Não é ruim, mas também não é excelente.

172 Horas na Lua de Johan Harstad, é composto por 288 páginas, publicado pela Editora Novo Conceito e á venda em todo país.

Reactions