Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Autoridade - Jeff VanderMeer


Por décadas, o único vínculo humano com a Área X — um lugar cercado por uma fronteira invisível, misteriosamente sem vestígios de civilização — foram as expedições monitoradas pelo Comando Sul, uma agência secreta do governo. Após a tumultuada décima segunda expedição, narrada em Aniquilação, a agência acaba imersa em um completo caos. John Rodriguez, conhecido como Controle, é então nomeado diretor.


Apesar dos funcionários desconfiados e desesperados da agência, da frustração dos interrogatórios e anotações que parecem não levar a lugar algum e das horas e horas de registros em vídeo a pesquisar, Controle começa a desvelar os segredos da Área X.
Mas, a cada descoberta, ele precisará confrontar verdades perturbadoras sobre si mesmo e sobre a organização para a qual se comprometeu a trabalhar.

Em Autoridade, segundo livro da trilogia Comando Sul, as perguntas mais inquietantes sobre a Área X são respondidas. Mas o que se descobre está longe de ser reconfortante...

~

Frustração. Palavra que define esse livro e talvez a série em questão. Demorei horrores para terminar a obra, dei o meu máximo mas VanderMeer não ajudou em nada contando a historinha de Controle e "esquecendo" o resto da história, foi um martírio a leitura extremamente cansativa que não ia para lugar nenhum, me senti lendo um monólogo.

Em comparação ao primeiro volume da série Aniquilação esse se opõe em todos os aspectos do anterior que tinha um ritmo empolgante era pequeno e embora cheio de mistérios, preciso. Aqui você fica sedento por ação, esperando acontecer algo em meio as 700 milhões de páginas e nada, N A D A acontece!

As revelações são tão... que nem vale a pena comentar, nada que acrescente na história para ser mais exato. O livro não é de todo ruim, se formos analisar a estrutura e esquecermos da história é uma coisa linda, cheio de metáforas, objeções e pensamentos poéticos que novamente não acrescentam em nada na história como um exercício de escrita do autor esse livro é ótimo, mas o propósito dele numa SÉRIE eu aposto que não seria esse. Senti que foi muita encheção de linguiça pra nada, resultado disso é que não vou continuar, tenho até medo de Aceitação... Antes de pegá-lo li resenhas e não quis acreditar no que a galera relatava mesmo assim decidi arriscar "vai que eu goste?" ledo engano queridos leitores.


Gostaria de me desculpar com vocês pois desde Fevereiro (quando ele chegou por aqui) tento terminá-lo, passei na frente de tudo que estava lendo, me atrasou o mês de fev inteiro e ainda pegou março com uma ressaca literária terrível. Eu tava com um ritmo de leitura bom... Até pegar esse livro.



Dessa vez Jeff leva 2 estrelinhas pela narrativa nada convincente e super cansativa do nosso amiguinho Controle, não foi dessa vez :(
Reactions