Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A Roda do Tempo (Visão Geral) - Robert Jordan


A Roda do Tempo gira, e Eras vêm e vão, deixando memórias que se transformam em lendas. As lendas desvanecem em mitos, e até o mito já está há muito esquecido quando a Era que o viu nascer retorna. Em uma Era, chamada por alguns de a Terceira Era, uma Era ainda por vir, uma Era há muito passada, um vento se ergueu nas Montanhas da Névoa. O vento não era o início. O girar da Roda do Tempo não tem inícios nem fins. Mas era um início.

Ooooi leitores do Tedio, tudo bem?

Depois de um tempo sem escrever aqui, voltei novamente com um bocado de conteúdo (e besteiras de minha parte). Estou lendo uma série de fantasia bem grande e decidi resenhar os livros. A série em questão é A Roda Do Tempo, escrita por Robert Jordan.

Esta série de livros compreende 14 (!) volumes e mais algumas novelas, além de uma enciclopédia sobre o universo da série (tipo o World of Ice and Fire). Sendo assim, além desse post introdutório, haverão mais 14 posts, cada um sobre um volume principal.


Senta que lá vem história

Os livros contam a história do Escolhido que vai salvar o mundo da Grande Força Maligna - se for resumir e sair cortando a história loucamente vai dar nisso mesmo, mas apesar desse clichê o universo da série é bem diversa e única, e mesmo essa coisa de Escolhido Salvar o Mundo é meio distorcida porque existem grandes chances dele destruir a civilização no processo...

É que o Escolhido é um homem capaz de canalizar a metade masculina do Poder Único (a força que permeia o universo). O problema é que essa metade masculina foi maculada pela Força Suprema Maligna, e todo homem canalizador enlouquece e morre se utilizar o poder. Sendo assim, homens canalizadores são mal-vistos pelas pessoas e devem ser mortos ou impedidos de canalizar. Mulheres canalizadoras não tem esse problema (a metade feminina do Poder não tem essa mácula) mas em alguns lugares são tão evitadas quanto os homens canalizadores. Isso não tira o mérito dessas mulheres, que são bem fodonas :P

A mitologia da série pega muitas influências de religiões orientais, como conceitos de Eras cíclicas e reencarnações (p. ex.: o Escolhido e o Vilão sempre batalhando através das Eras) e também uma pitada de cristianismo aqui e ali, como a dualidade entre o Bem e o Mal. A série também tem um conceito de universos paralelos e uma espécie de buracos de minhoca que interligam diversos pontos do continente, e eu achei isso muito legal.

A série começou a ser publicada em 1990 e o último livro foi lançado em 2013; os direitos originais são da Tor Books (uma editora estadunidense focada em sci-fi e fantasia). Por conta de uma doença cardíaca terminal Jordan morreu em 2007, mas deixou notas suficientes para que o último livro fosse publicado (Jordan queria que tudo fosse finalizado em um livro, não importava se esse ficasse gigante). O novo autor incumbido de finalizar a série fora Brandon Sanderson, escolhido por Harriet McDougal, viúva do autor. Sanderson decidiu dividir esse suposto último livro em três partes.

A série de livros tem um lugar bem importante no “hall da fama” do gênero Fantasia; creio que chega no nível de LotR e ASoIaF, por exemplo, mas parece que ainda não tem o gigantesco hype popular dessas séries. Apesar disso, existem negociações pra colocar a história nas telinhas; no momento em que esse post é escrito, a Sony está com os direitos de adaptação para um seriado de TV.

Aqui no Brasil quem está investindo na série de livros é a editora Intrínseca, parceira do blog. A Intrínseca já lançou os cinco primeiros livros da série em formato físico e ebook. Tomara que lancem o restante (Intrínseca pls).

Segue abaixo os links das reviews de cada livro (será atualizado conforme escrevo cada review - os títulos em inglês ainda não tem tradução em português do Brasil). Obrigado pela atenção, leitores!

(Atualização 26/11: Link para o review de 'As Chamas do Paraíso')

O Senhor do Caos
A Crown of Swords
The Path of Daggers
Winter’s Heart
Crossroads of Twilight
Knife of Dreams
The Gathering Storm
Towers of Midnight
A Memory of Light
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários