Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Menino do Pijama Listrado - John Boyle


Bruno é uma criança muito feliz que vive em Berlim, na Alemanha mas é obrigado a se mudar para "o nada" em Haja-Vista, um lugar onde não há crianças, espaço para brincar nem nada do tipo isso tudo porque o pai dele é soldado do exército alemão que está travando a tão conhecida guerra contra os judeus (sim o livro é passado na 2°Guerra Mundial).

Longe dos amigos, da casa enorme de Berlim da escola e tudo que costumava fazer parte da rotina do menino, ele aprende o real valor das coisas, e também a se diverti sozinho. Mas não é apenas isso, sem querer (afinal moram DO LADO de um campo de concentração) Bruno começa a querer "explorar" lá fora e saber o motivo daquelas pessoas sempre vestirem o mesmo pijama listrado, serem carecas e magras.

Aquele mundo de sofrimento para Bruno é como uma aventura, são novas (e supreendentes) descobertas para uma criança, mas ele não faz ideia do que se trata, afinal o pai mantém sigilo sobre o que acontece no campo. E nessas "expedições" ele conhece o melhor amigo, Shummel com quem nunca tinha brincado, daí em diante sai todos os dias para "brincar" e levar comida para o amiguinho do outro lado da cerca, que tem ideia do que acontece ao contrário de Bruno, que inocentemente o convida para jantar na sua casa.

Em meio a tantas descobertas, o menino não quer mais voltar para a terra natal e decide ficar lá por causa do melhor amigo Shummel, mas algo acontece e estraga os planos da família, atingindo o Pai que não se conforma com o fato (claro que não vou contar o que foi senão estraga toda magia do livro).

O autor diz que o livro pode ser lido por crianças de 9 anos, mas não é recomendável primeiro por ser muito triste, e segundo que o livro não tem absolutamente NADA que atraia o público infantil.
Esse é mais um da série "chorei e não queria que tivesse acabado" pois o livro tem um forte apelo emocional, e em números é pequeno, por ter apenas 186 páginas mais ou menos, fizeram adaptações para o cinema mas houveram modificações que não ME agradaram, apesar de tudo ficou "fiel" ao livro já vi coisa pior por aí... Abaixo o trailler se caso você não tenha visto o filme:


O Menino do Pijama Listrado de John Boyle, é composto por 186 páginas, comercializado pela editora Companhia das Letras e á venda em todo país.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários