Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Extraordinário - R.J. Palacio


Olá galerinha! Trago mais uma novidade para vocês, um livrinho que aparentemente não entrega muita coisa e engana muito.
Quando vi a capa lá em fevereiro quando foi lançado tinha certeza que se tratava de um infanto juvenil, li a sinopse e fiquei enloquecido queria de todo jeito MAS não tinha chegado por aqui ainda, nem no submarino daí meio que "esqueci".

O livro conta a história de August (chamarei-o de Auggie), um menino de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial raríssima e faz com que ninguém queira chegar/ficar perto dele, abominam-o sem nem ao menos o conhecerem. Logo no início ele prefere não "se identificar" deixa que o leitor o imagine como queira. Ele tem uma alteração genética lábio leporino e não vou mais falar nada senão estraga.
Desde pequeno passou por muitas cirurgias e nunca teve a oportunidade de ir para a escola, foi educado pela mãe que é professora, até que ela decide que chegou a hora. O menino não aceita (com razão) mas no final cede a decisão da mãe e tudo começa a mudar a vida de Auggie.


Bem, se trata de um sick-lit então podem preparar os lencinhos pois vão cair umas lágrimas inesperadas. O enredo tem uma carga emocional bem alta, fazendo o leitor virar amigo de Auggie, comemorar e chorar junto com ele. No início ele narra as coisas um tanto quanto "depressivo" mas isso muda no decorrer da história onde começam os relatos positivos, as evoluções que ele fez na escola e o contato com a sociedade.

A autora deixa bem claro que ele não é deficiente, nem "doente mental", é um menino normal, só tem essa alteração genética que chamam de (prepara):
 "Disostose bucomaxilofacial previamente desconhecida causada pela mutação de um autossomo recessivo no gene TCOF1, localizado no cromossomo 5, complicada por uma microssomia hemifacial característica do espectro óculo-aurículo-vertebral" 
UFA!

Auggie tem uma família super carinhosa, com uma irmã protetora e pais que o amam incodicionalmente. É nerdinho curte MUITO Star Wars, videogame, NÁRNIA e Senhor dos Anéis (a mãe dele lê O Hobbit todo dia antes de dormir) enfim, um fofo. O que gostei bastante é que o livro é dividido em "depoimentos" dos amigos e familiares, deixando super dinânimico e explicando o que aconteceu anteriormente de um outro ângulo, nota 10 para essa sacada!
Também vale lembrar que a obra é CHEIA de referências "pop" incluindo Diário de um Banana, David Bowie, Christina Aguilera, Andain, Nárnia ♥... Enfim, esse universo ao qual estamos acostumados.  Grande parte eu conhecia e fiquei "nossaaa essa música meu deus!!!".

Esse é do tipo "tapa na cara" que te ensina de modo sutil a ser menos preconceituoso e respeitar os amiguinhos diferentes, sei que é difícil e soa careta MAS a obra cumpriu muito bem o papel nesse sentido, pelo menos em teoria nos tornamos outra pessoa depois de ler Extraordinário. Os preceitos do Sr. Browne são incríveis, mais um ponto forte do livro.

Vocês sabem que não sou muito de marcar quote pela preguiça porém uma das facilidades do Kobo são as anotações, e enchi o livro de quotes é de graça e pela primeira vez na televisãOPA, vou postar os que mais gostei AGORA:

{...} É engraçado como ás vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante {...}
Palavras não vão mudar meu rosto.
O universo cuida de todos os seus pássaros.
Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.

E precisa MESMO de classificação? Ok, então 5 estrelas + FAV pois: ♥




Gostaria MUITO que virasse filme, pensem numa história linda!

Extraordinário de R.J. Palacio é composto por 320 páginas, comercializado pela Editora Intrínseca e a venda em todo Brasil no formato físico e digital.
Reactions