Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: O Curioso Caso de Benjamin Button – F. Scott Fitzgerald


Olá! De volta dessa vez com um conto, bem conhecido e que se tornou um clássico rendendo filme com MUITAS premiações merecidas, e não é The Great Gatsby (ainda).
Nem sei por onde começar, apesar de pequeno é um daqueles que te pegam e você fica sem norte. Tá, vamos pelo óbvio.

A família Button está esperando seu primeiro filho, mas algo inesperado acontece e Roger se encontra desesperado pois nenhum enfermeira consegue dar notícias sobre o bebê pois todas se encontram horrorizadas com o caso. Depois de muito suspense ele entende tudo aquilo: o “bebê” tem aparência de um idoso com 70 anos, nem o próprio pai aceita isso, e começa a renegar seu filho. Naquela época (1860) era normal “parir” em casa e os Button foram pioneiros na cidade em dar a luz num hospital, o que só contribuiu para que o caos se espalhasse, e as fofocas também.

O enredo gira em torno da vida de Benjamin, que nasce idoso e com o tempo vai “regredindo” fisiologicamente, até virar um bebê e morrer. Ele encontra Hildergade Moncrief que se torna sua esposa, e mesmo sabendo da verdade não se importa nem um pouco, ama de verdade Benjamin, os dois ficam juntos até ele fazer 30 anos e perder o interesse na “velha” e também pelo contrangimento social.


A trama diferente do filme não é toda um drama, o autor escreve de um jeito tão… que se torna uma comédia tragicômica tornando a narrativa única, especial e daquelas que dá vontade de ler mil vezes. Fiquei me perguntando se isso seria um sick-lit, já que se trata de uma anomalia e o tratam como “monstro” ás vezes.
Fiquei um pouco confuso com o filho dele Roscoe que nasce de repente, em nenhum momento é relatado no conto mas ok. Não chega a estragar, mas fica aquela dúvida “como e quando ele nasceu?”. Uma parte engraçada é quando Roscoe tem um filho e ele fica amiguinho do avô, com a mesma idade, tipo um “avô” com 2-3 anos de idade, hilário se não fosse trágico!

No geral foi muito além do que eu esperava, se tornou um favorito e indico a todos, vocês PRECISAM conferir de perto a trama. Como se trata de um clássico são usadas muitas palavras arcaicas, mas nada que desmotive a leitura. Dá para ler sem muito sacrifício a versão digital, é bem pequeno, uma leitura rápida atraente e encantadora. 5 estrelas + FAV eterno.
(agora só falta vontade de ler Gatsby que está sendo muito falado ultimamente nessa blogosfera, mas que ainda não despertei tanto interesse.)

O Curioso Caso de Benjamin Button, por F. Scott Fitzgerald é composto de 64 páginas, comercializado pela L&PM Pocket e á venda em todo país, com destaque a versão digital CARÍSSIMA custando R$ 3,00 :D

PS: Piadinha infame, mas só lembrei da banda Breaking Benjamin, inclusive saudades :(
Reactions