Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Jardim de Inverno - Kristin Hannah


E aí galerinha?! Finalmente voltei para falar desta obra com uma capa amigável e combinando com o clima atual do brasil.
Posso começar dizendo que não tive uma experiência muito legal com o livro, apesar de ter ido sem expectativas e com a mente aberta, mas acontece... Mas deixe-lhes contar um pouco sobre o enredo.

Resumidamente, uma família que não se conhece. A Mãe é distante das duas filhas, enigmática e só quem a entende é o Pai que por sua vez tem uma forte ligação com as filhas. Essa relação acaba quando ele morre e as três se veem "sozinhas" no mundo, sem seu alicerce e tentam novamente (mesmo com os traumas da infância) conhecer mais a Mãe que sem a presença do marido fica pior do que antes, deprimida, não fala além de atitudes suspeitas, como arrancar o papel de parede e cozinhá-lo, arranhar a parede até sangrar e outras coisas.
Não é só isso. Meredith, a filha mais velha, tá com crise no casamento com Jeff, o casal se separa, ela fica sem chão (novamente) e só pode contar com Nina, sua irmã para tudo.
~
O enredo principal é esse, um drama familiar como falei anteriormente. No início já levamos um choque inicial, algumas lágrimas rolam bem discretas, a autora consegue te prender aquele universo, você sente que tá ali na sala com Anya, Meredith, Nina e o pai delas que esqueci o nome PORÉEEM nem tudo são rosas. Infelizmente. A narrativa é leve, legal num primeiro momento MAS sendo bem sincero com vocês: tem muita enrolação! gosto de drama, confesso que me emocionei porém o livro se torna denso de tanto rodeio, tem um "conto de fadas" que a mãe toda noite antes das meninas dormirem contava e o ultimo pedido do pai foi que as filhas insistissem nesse conto, que ela contasse ele inteiro já que era a única forma de contato Mãe-filhas.
Gosto de metalinguagem, mas fiquei seriamente irritado com esse "conto de fadas" que por muitas vezes chegou a ocupar 3 capítulos, uma história chata, na verdade um romance só que... só "chato" pode definir isso tudo. Tem um mistério atrás disso, o conto trata da origem de ~~alguém~~ da família mas disfarçadamente, e as meninas ficam nesse lenga lenga o livro inteiro! São mais de 400 páginas intercaladas com esse maldito conto, e as meninas tentando "socializar" com a Mãe, só amenizava quando tratava de Meredith com Jeff ou Nina falando sobre seu trabalho e decisões de sua vida.

Muita gente gostou, eu curti muito, mas quando chegou na página 150 começou o dilema, lia um pouquinho a cada dia, me cansava rápido, cheguei até a pular partes do conto mas não deu gente, desculpa. Sinto que atrasei minha reading list e não valeu a pena, o livro é bem escrito, o enredo é bonito, mas a narrativa é maçante. É, não gostei no contexto final da coisa, poderia ser bem mais direto :(
"ai mas tá confundindo gosto literário com a premissa do livro" não sei se vocês sabem, mas leitura antes de tudo é para relaxar, "se divertir" e não se estressar como aconteceu comigo, então podem parando aí.

Avaliação final: 3 estrelas pelo começo, o enredo familiar, as lágrimas derramadas e a capa bonita.


Jardim de Inverno, de Kristin Hannah é composto por 415 páginas, publicado pela Editora Novo Conceito e a venda em todo país.
Reactions