Destaques

10/recent/ticker-posts

Guia rápido para ler ebooks no Android



Oláaaaa! Que saudades daqui, meu deeeeus to de volta!
Pois é, o blog é meu, mas faz um mês século que não posto absolutamente NADA. Depois faço um video contando as novidades para vocês.
Hoje o post será bem extenso irei falar de vários apps com detalhes e tentar solucionar as dúvidas que me enviaram nesse tempo de hiatus. O foco será o e-reading, ou seja, a leitura de ebooks em dispositivos móveis (smartphone, tablet, phablet, whatever-you-want) e no computador, chega de blá-blá-blá.

Android:

Para o OS do robozinho verde simpático, temos opções gratuitas bastante interessantes, como o app oficial do Kobo, Kindle, Play Books e os mais ~~famosos~~ Aldko e MoonReader+.

  • Kobo 

As features incluem praticamente tudo que se encontra num e-reader da canadense, como notas, marcação de trechos, compartilhamento nas redes sociais e ainda tem coisa ~~extra~~ como por exemplo ver o que seus amigos (que usam o app) estão lendo, comentar num trecho específico de uma obra etc. Também há o sistema de gamificação, o Reading Life que estimula você a consumir muitos livros para sair desbloqueando "medalhas".


O diferencial do Kobo é que você pode exportar os ebooks que estão no seu aparelho (tablet, smartphone, phablet) ou no SD para ler normalmente, sem precisar comprar ou pagar pela função. Opções como selecionar a cor de fundo para leitura, aumentar fontes, ligar e desligar notificações/comentários e orientação de tela são interessantes também.



Links: 
Download
Exportar livros para o Kobo APP

  • Kindle


    Diferente do Kobo aqui só poderão ser vizualizados os livros comprados na Amazon, ou os que estiverem na sua "nuvem" (sua conta). Com uma gama de features parecida, e uma interface mais agradável (escura) essa é uma ótima opção para quem já usa o Kindle e não quer levar o e-reader para outros locais, ou mesmo quem goste dos serviços Amazon. A extensão aceita por aqui é o .mobi e .AZW formato proprietário deles.



    Download

    • Aldko

      Apenas um dos apps mais populares de e-reading, o Aldko é compatível com vários formatos não apenas ePub e PDF, o que pode ser uma mão na roda para muitos. Também com as funções básicas de todos anteriormente apresentados, a diferença é a integração com as lojas tipo o Feedbooks que oferece milhões de títulos em domínio público, ao seu alcance num simples clique.


      O ponto alto desse app é a costumização,além de ter a opção de escolher a fonte, podemos INSTALAR as que bem preferirmos, é bem simples o processo e torna a experiência com o usuário única.


      Download 


      • Moon+Reader

        Customização também é destaque no Moon Reader, onde podemos escolher a cor de fundo para leitura, mas na verdade o grande diferencial tá no brilho que pode ser diminuido ao máximo além dos limites do seu device, agredindo bem menos os olhos. Efeitinhos no page turn podem fazer diferença para os mais detalhistas mas nada que seja tão relevante assim.



        Download

        •  (Google) Play Livros


          A gigante de Moutain View recentemente aderiu (oficialmente) aos livros digitais, abrindo lojinha e tudo o mais. Posso dizer que o app é muito eficiente, usual em diferente plataformas funcionando em vários dispositivos do mesmo jeitinho, com as mesmas features. Por exemplo, o mesmo Play Livros que roda no seu smartphone, também ~~roda~~ em qualquer navegador, o Chrome tem uma extensão que salva os livros para leitura offline (apenas um detalhe).



          Aqui tem page turn com efeitinho, highlight notes com várias cores, dá pra fazer um caranaval na obra, vaaaarios títulos grátis MAS em contrapartida somos obrigados a morrer com o fundo branco, que (me) atrapalha muito. O diferencial é a integração com os produtod Google, um leitor completo e que permite a exportação de livros, mesmo com DRM*! :O 
          Vale lembrar que as fontes são limitadas, e dependendo da editora nem podemos escolher o que usar, uma pena não terem pensado nisso ainda. 



          *Digital Rights Management ou simplesmente os direitos autorais sobre o ebook.

          Download
          Exportar livros para o Play Livros (geral)

          Ufa! Espero ter conseguido esclarecer tudo, caso vocês queiram depois posso escrever um post voltado para a leitura no computador, só não coloquei junto pois ia ficar mais extenso que isso. 

          Enfim, me digam se já usavam algum app para ler, e caso contrário qual deles escolheu com base no "review".
          Reactions