Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: A Terra Maravilhosa de OZ - L. Frank Baum


Olá! Voltei e com novidades, finalmente terminei o segundo livro da série O Mágico de OZ confiram a seguir minhas impressões.
E novamente não sei por onde, nem como iniciar o review...


Vamos lá. Tip é um menino órfão que tem como guardiã uma bruxa velha (e pra variar má) a tal da Old Mombi, até que um dia ele cansa de tudo e faz um bonequinho no estilo espantalho com uma cabeça de abóbora, que dá o nome de Jack Pumpkinhead. Depois de muito observar a bruxa, ele rouba o pó mágico dela, e aprende na marra a fazer magia trazendo Jack á vida! Um show a parte, super emocionante Tip fazendo o maior esforço para lembrar as palavras e a primeira coisa que Jack fala quando o vê é algo do tipo: "Você é meu querido Pai que me trouxe á vida" caíram lágrimas.

Mapa de OZ
Mas não é só isso, eles tem que fugir de lá o quanto antes e durante o caminho muitas coisas acontecem. Tip ainda com o pó, avista um cavalete que tem aparência de cavalo, não hesita em trazê-lo á vida e o transforma no Sawhorse (algo como cavalo de madeira) que também vira o seu companheiro de aventuras juntamente a Jack.
Na estrada de Emerald City, eles encontram umas meninas sentadas e armadas (!) a líder delas Jinjur, conversa com Tip e o convence de roubar o trono do atual mágico de oz, o Scarecrow (espantalho), o menino sem norte 'aceita' mas chegando lá alerta o espantalho das intenções de Jinjur e seu "Army of Revolt" o exército das meninas prendadas, que usam máquinas de costura e agulhas como armas.

O trono é perdido, a única solução está com o Tin Woodman (homem de aço) que reina em outra parte de OZ, na terra dos Winkies e nossos heróis se dirigem até lá. Nick decide ajudá-los e parte para a estrada em busca de Glinda, a "bruxa boa" de OZ (que inclusive aparece no filme) pois ela é mais poderosa do que Jinjur e a Old Mombi juntas, fora que a missão dela é trazer paz para a terra de OZ.


MUITA coisa acontece, muitos personagens aparecem, e posso garantir com toda certeza que uma surpresa nem tão agradável assim nos aguarda no final do livro SPOILER [Tip é a princesa Ozma, devido a um feitiço da Old Mombi ela ficou presa no corpo de um menino.] SPOILER.

~                        

Sério, ainda não consegui digerir esse final, QUE SURPRESA MEU DEUS! Me digam por favor se ficou confuso, sinto que escrevi muito. 
Enfim, uma das dificuldades que tive apesar de ser fácil a leitura, foi com os nomes, "scarecrow" e "sawhorse" meio que confundiram minha cabeça e demorei pra assimilar sem confundi-los nos primeiros capítulos. Antes gostaria de agradecer a internet maravilhosa que me fez conhecer através de Leslie que OZ é uma série de 14 livros, e assim comecei a correr atrás, não tem tradução e meti a cara em inglês mesmo.

14 livros "oficiais" escritos por Baum, pois ainda existem outras ~~adaptações~~ dando continuidade, num total de 40 livros :O


Humor é o ponto alto no livro inteiro, tem umas sacadas geniais, e por falar nisso vale a pena destacar o Woogle-Bug "A Highly Magnified Insect" (pelo que entendi) uma espécie de besouro que se escondia nas paredes de uma sala de aula e aprendeu muita coisa, tanto que no final vira professor, super merecido! (não é spoiler).

As conversas de Jack com Tip também valem a pena serem lembradas, o "cabeça-de-abóbora" sempre muito inocente (mais até do que Tip que é criança) emocionando com suas sacadas, e irritanto o Sawhorse durante as viagens. O sofá voador (The Gump, The Thing) é outro personagem cativante, criado com o resto do pó mágico, sempre de prontidão as ordens do menino sem reclamar de nada.


Quanto ao livro em si: É divertidíssimo, tem uma história interessante e bem construída, apesar de se tratar de uma continuação nem se sente "o peso", aquela obrigação de ter lido o anterior (já o conheço e muito bem). O nível da linguagem é fácil por ser infanto juvenil e tem MUITA coisa nova para aprender na questão do vocabulário, expressões e tal. Só espero que não fique saturado nos outros volumes da série, pois não pensarei duas vezes em abandonar.

Tamanho do livro
Não menos que 5 estrelas pelos momentos sensacionais que esse livro me proporcionou. Super indico.
        

Apesar de ser um paperback, a edição é caprichada, capa LINDA cheia de detalhes, texturizada (tipo emborrachada) a única "reclamação" é que ficam marcas de digitais. O livro é grandinho, pode assustar numa primeira olhada, tem cerca de 500 e poucas páginas, mas são 3 livros numa diagramação ótima com linhas espaçadas, fontes grandes extremamente agradáveis e papel pólen. Igualzinho o que as editoras fazem aqui no brasil #ironia. Tá de parabéns a Alladin, editora responsável pela obra.

A coleção é composta por 5 livros, vende um box no Submarino com todos eles e estou tentado a comprar, iria no natal porém o frete me desanimou. O produto em si já é caro e com um frete absurdo terminei desistindo, de qualquer maneira tem o resto no Feedbooks, seja digital ou físico lerei mais aventuras na Terra de OZ brevemente.

PS: Layout novo, se adapta a qualquer dispositivo mais facilidade, leveza e usabilidade para vocês queridos leitores :D

The Marvelous Land of Oz é composto por 205 páginas, publicado pela Editora Alladin e á venda em todo o país.                                                                                                                         
Reactions