Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: Duna (Duna #1) - Frank Herbert

Capa da edição brasileira

Olá, leitores do Tédio!!
Aqui estou, como prometido, para resenhar o primeiro livro da saga Duna. Ah, o livro fez 50 anos em 2015!! Parabéns pra ele!!
O livro conta a história de como Paul Atreides (e sua Família) acabou tendo que morar em Arrakis, como se envolveu com os moradores nativos, os Fremen, e como se tornou no Muad'Dib. Traições, movimentos políticos e religiosos, doutrinas secretas, conspirações, planos dentro de planos dentro de planos (algo bem frequente na série) e deserto, muito deserto.
Por ordem do imperador do Universo conhecido, a casa Atreides deve deixar o planeta Caladan para cuidar de Arrakis. Esse Saara em nível global seria algo insignificante se não fosse pela melange, uma especiaria retirada das areias que aumenta o tempo de vida de uma pessoa. Arrakis é a única produtora da especiaria no universo, e não é possível sintetizá-la.
Após a chegada em Arrakis, os eventos começam a se agrupar de pouco em pouco, começam a formar uma bola de neve (ou areia) tão grande que o curso da humanidade e da história foi mudado para sempre.
~
Caaaara, esse livro Que insanidade. Acho que eu ouvi falar sobre ele quando eu estava fazendo vários nadas no Reddit. Dei uma olhada em resenhas, no Goodreads e no Skoob, resolvi ler. A história me prendeu, fui pro segundo, terceiro etc, até o sexto, e fiquei de ressaca literal por séculos.
A história é ótima mas não quer dizer que seja para todos os gostos. Às vezes rola uma imersão bem forte na filosofia ou política, e tem gente que não curte isso.
Inclusive, a série é permeada por quatro pontos principais: Ecologia, Política, Religião e Filosofia. Sim, ecologia é um ponto forte, principalmente no primeiro livro: diversas reviews citam Duna como o primeiro romance ecológico, porque Herbert fala sobre diversos assuntos referentes, como ecossistemas artificiais.
Duna foi premiado com o Hugo e o Nebula Awards , em 1965, como o melhor livro do ano. É considerado o livro de ficção científica mais vendido do mundo, e como eu falei na visão geral, ele abriu portas para o Sci-Fi assim como O Senhor dos Anéis abriu portas para a Fantasia.

Existem adaptações para as telas: David Lynch fez um filme em 1984 (não exatamente bem recebido pela crítica). Anos antes, o cineasta Alejandro Jorodowski tentou fazer uma adaptação extremamente épica e lisérgica, digamos assim: queria chamar Mick Jagger e Salvador Dalí para atuarem, e colocar Pink Floyd na trilha sonora. Infelizmente (ou felizmente?) ele não conseguiu executar esse projeto maluco.
Bem espalhafatoso, né

Existem adaptações para a televisão, também: em 2000, o canal norte-americano Sci-Fi fez a minissérie Frank Herbert's Dune, contemplando os três primeiros livros.

É isso aí, pessoal. Espero que vocês venham a ler e gostar dessa pérola do Sci-Fi!! Logo mais estarei escrevendo sobre Messias de Duna, o segundo livro. Até logo!!
O livro, no Brasil, atualmente é vendido pela Editora Aleph nos formatos físico (nas livrarias de todo o Brasil) e digital (Amazon, Kobo e Saraiva). A primeira tradução brasileira, publicada pela Nova Fronteira, pode ser encontrada em sebos.
Reactions