Destaques

10/recent/ticker-posts

Hora de Ler: História da Vida - Edmac Trigueiro


Em História do Universo, a interface predominante foi com a Física e a Cosmologia.
Neste segundo livro, o diálogo constante será com a Biologia Evolucionária.

O Universo e a Vida são cheios de mistérios. O ser humano, desde a pré-história, sempre sonhou em desvendá-los. Somos muito privilegiados por vivermos no séc. XXI, época em que já estamos bastante próximos de descobrirmos os grandes mistérios da origem e da evolução da vida, cujo véu, posto pelas religiões e pela mitologia, é, agora, desvelado pela Ciência.

~

Que livro maravilhoso! Posso dizer que tive sorte de ser contatado pelo autor que me ofereceu a obra para leitura e posterior resenha aqui no blog e também afirmo que não poderia ter chegado em melhor hora, afinal eu já estava planejando desde o começo do ano voltar a fazer leituras desse tipo, motivo também pelo qual aceitei a parceria. Mas vamos ao que interessa.

História da Vida vem com uma proposta bacana e pouco explorada em terras brasileiras que é a de divulgar a ciência de forma simples e descomplicada, dando exemplos práticos, sendo objetivo sem esquecer a parte séria da coisa. Esqueça termos e fórmulas, conceitos complexos ou histórias longas tipo enunciado de ENEM, também esqueça os jargões científicos, esse livro mais parece uma conversa do autor conosco ou para melhor exemplificar, lembra aqueles documentários do Discovery Channel: riquíssimos em informação e altamente didáticos.

Apresentando conceitos que sim, aprendemos na escola (muitos deles) e "novas teorias" (novas para nós leigos) Edmac traça um caminho que vai desde o início de tudo dando muito contexto ao leitor, que se for iniciante será novidade, caso contrário serve como uma "revisão" até chegar aos dias de hoje com os avanços feitos no campo da genética, na física teórica (ele também cita algumas coisas mas não se aprofunda afinal o foco aqui é outro) dando um amplo panorama ao leitor que, no meu caso, vou continuar pesquisando sobre e já separei alguns livros citados/recomendados pois os tenho na estante.

O mais interessante para mim foi a parte de Darwin que funciona como um quase resumo de sua extensa biografia, em meio a isso ele vai introduzindo vários outros assuntos que se mesclam, como o NeoDarwinismo, daí ele já puxa para Mendel e faz um passeio na história da ciência como um todo. Imagino o trabalho que esse livro tenha dado para concentrar tanta informação num curto espaço de páginas (120 no total).

É bom deixar claro que a leitura voa, não tem aquele peso de livros técnicos em que temos a impressão de quanto mais lermos não saímos do lugar. Serve como ponto de partida, uma bela introdução para quem se interessa por ciência mas não sabe por onde começar ou tem medo de obras mais "requintadas" como o próprio A Origem das Espécies.

Ah, outro tópico que acho válido deixar bem claro por aqui: O homem não descende do macaco, mas dividiu com ele um ancestral comum. 
Esse livro prova de várias maneiras como Darwin estava correto em sua teoria, mostra exemplos práticos do dia a dia e vai fazer com que suas crenças caiam por terra, então esteja com a mente aberta, os argumentos aqui apresentados são todos sob a luz da ciência sem apelo para nenhuma crença ou religião (o que torna o livro mais lindo).

Com um ritmo instigante, um passeio na história da ciência e muitos esclarecimentos acerca da Vida é impossível dar menos de 5 estrelas para essa obra prima, tá de parabéns o autor!



Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários